segunda-feira, 19 de outubro de 2015

BILBOQUÊ COM GARRAFA: BRINQUEDO COM MATERIAL RECICLÁVEL


No Arthur Bernardes todo mês é das crianças, mas especificamente em outubro a equipe planejou atividades ainda mais diferenciadas para elas, tais como: Brinquedos confeccionados em sala, passeios, pic- nic, teatros, roda de violão, etc. E uma dessas atividades foi a criação de um bilboquê com material reciclável, feito pelas crianças com a ajuda da professora e da monitora da turma do dinossauro. Vejam:


























História do bilboquê:
(http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/di20110406.htm)

O Bilboquê é um jogo muito antigo, encontrado em diferentes países, como Japão, México, Estados Unidos e França, com pequenas variações em sua forma. Até hoje ninguém descobriu quem o inventou nem quando ele apareceu. Pinturas de artistas europeus indicam que o brinquedo era jogado pelos reis e pelos nobres e, muito possivelmente, pelas pessoas comuns, nas ruas. Sabe-se que no fim do século 16, ele era conhecido e vendido na França. Segundo pesquisadores, bilboquê é uma palavra de origem francesa, e aparece em textos desde 1534.

O jogo consiste em acertar a rodinha de madeira  amarrada com o barbante dentro da garrafa.

Nossa turma fez um bilboquê bem legal:

Material:
1 garrafa de leite vazia cortada acima do meio, com a tampa furada
Barbante colorido
rodinha de madeira com furo no centro
Durex colorido
Tinta para artesanato
Pincéis

Cortamos a garrafa acima do meio, furamos a tampa e demos às crianças para pintarem. Amarramos o barbante no centro da tampa e na rodinha de madeira  furada ao meio. Colocamos durex colorido nas bordas. E a diversão foi total!

O mais interessante é que utilizamos material reciclável e as rodinhas de madeira eram de um jogo antigo da sala que tinha perdido muitas peças e que não dava mais para montar.

                                            AGUARDEM AS PRÓXIMAS ARTES!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário