terça-feira, 26 de abril de 2016

IDENTIDADE E MEMÓRIA COM ARTE: TURMA DO COELHO (AG III A, Professora Lúcia)





Dando continuidade ao trabalho de valorização da identidade, da memória e das relações afetivas das crianças, a turma do coelho fez a apreciação da obra “Menina Sentada”, de Cândido Portinari e do Autorretrato que ele pintou,  conhecendo um pouco da infância do pintor através do livro da Coleção “Crianças Famosas” – Portinari (Editora Callis). As crianças falaram sobre as semelhanças entre elas,  a  “Menina Sentada” e com o pintor. As crianças  deram nomes a ela, e representou-a utilizando pintura e colagem, escolhendo a cor dos cabelos e da roupa. 







                        CONHECENDO UM POUQUINHO SOBRE CÂNDIDO PORTINARI:

Grande artista brasileiro, filho de imigrantes italianosCândido Portinari nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, numa fazenda de café nas proximidades de Brodowski, interior de São Paulo. Com a vocação artística logo na infância, Portinari teve uma educação deficiente, não completando sequer o ensino primário. Aos 14 anos de idade, uma trupe de pintores e escultores italianos que atuavam na restauração de igrejas, passa pela região de Brodowski e recruta Portinari como ajudante. Seria o primeiro grande indício do talento do pintor brasileiro.No dia 6 de fevereiro do mesmo ano, Cândido Portinari morre de intoxicação pelas tintas que utilizava nas telas. Encontra-se sepultado no Cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro.
Cândido Portinari gostava muito de pintar crianças e uma delas é a obra "Menina Sentada", que as crianças da turma do coelho puderam apreciar.

Créditos da pesquisa:
1- https://pt.wikipedia.org/wiki/Candido_Portinari
2- https://www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário