Resultado de imagem para SEJA BEM VINDO





sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Primavera dos Museus no MIS Memória e Participação Social 16 a 30 de setembro de 2010

" O Museu da Imagem e do Som de Campinas tem o prazer de convidar você a participar da Primavera dos Museus 2010. De 16 a 30 de setembro, vamos debater memória e participação social."


A Primavera dos Museus é um evento realizado anualmente pelo Ministério da Cultura para aproximar os museus de sua comunidade. Ao longo de sua história, o MIS tem desenvolvido programas e projetos de ação educativa que convergem para essa interação. Para nós, o museu não é apenas um espaço de reconstituição e representação da memória da participação social, em símbolos, imagens e sons, mas é o próprio campo efetivo de construção social – um espaço plural, vivo, múltiplo e atual.

A programação da Primavera de 2010 expressa essa visão de museu e propõe refletirmos sobre a participação social e suas transformações na construção do Brasil democrático. Venha ocupar e configurar este espaço que é seu, usufruindo de nossa programação e contribuindo para os debates.

Entrada gratuita.

Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas, SP
Fone (19) 3733 8800
mis@campinas.sp.gov.br

Dia Horário Atividade Descrição
16, quinta-feira 17h30 Paradinha Musical: CPC e Sérgio Ricardo Audição de discos de vinil, recheadas de informações e conversas.
21 a 25 (terça-feira a sábado) 19h30 Semana do Diretor Renato Tapajós Exibição e debate de filmes do diretor Renato Tapajós, com debatedores convidados.
24, sexta-feira 19h30 Fotografia e comunidade Abertura da exposição fotográfica das aprendizes do Grupo Primavera. Até 8 de outubro.

28, terça-feira 19h Jardim Nova Mercedes: reconstruindo a memória coletiva* Relato do projeto da EMEI Carlos Drummond de Andrade, de reconstrução da memória oral do Jardim Nova Mercedes, em parceria com a comunidade, que resultou na produção de livros, fotografias e vídeos e que enfrenta agora um novo desafio: a organização de um memorial e a mobilização para a recuperação ambiental das áreas de nascentes do bairro.

29, quarta-feira 19h Movimentos sociais em Campinas* Palestra e debate com a Profa. Dra. Doraci Alves Lopes, da PUC-Campinas, sobre as transformações na configuração dos movimentos sociais em Campinas.
30, quinta-feira 17h30 Paradinha Musical: Geraldo Vandré e Carlos Lira Audição de discos de vinil, recheadas de informações e conversas.

30, quinta-feira 19h Um passo de cada vez: o despertar da cidadania* Lançamento, com exibição e debate do documentário de média duração dirigido por Gislaine Raposo e Juliana Siqueira. O vídeo conta a história da mobilização dos moradores da Vila Costa e Silva, em Campinas, pela construção do Centro de Saúde e pela consolidação do conselho local de saúde.

* Nas atividades assinaladas, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, os participantes receberão certificado.

Pré-estreia do documentário "Um passo de cada vez: o despertar da cidadania" movimenta a Vila Costa e Silva

A comunidade da Vila Costa e Silva parou na noite de quinta-feira, 2 de setembro, para assistir à própria história, na telona. O pré-lançamento do documentário "Um passo de cada vez: o despertar da cidadania" foi prestigado por dezenas de pessoas que lotaram o hall do Centro de Saúde Costa e Silva, especialmente preparado com telão e projetor de imagens.


O documentário, dirigido e roteirizado por Gislaine Raposo e Juliana Siqueira, conta um pouco da história da Vila Costa e Silva, um dos primeiros conjuntos de casas populares construídos em Campinas, na década de 1970. A conquista de melhores condições de vida, com escolas, transporte e saneamento básico foi fruto da mobilização de seus moradores, desde a formação do bairro. No filme, lideranças locais relembram algumas de suas lutas na área da saúde, como o combate à epidemia de esquistossomose e a construção de um centro de saúde, que chegou a ser o maior da cidade

Este documentário foi resultado do trabalho de conclusão de curso de graduação em Enfermagem apresentado por Gislaine Raposo à Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, intitulado “Participação Social no Sistema Único de Saúde: memórias de lideranças locais no município de Campinas - SP”, sob orientação da Profa. Dra. Eliete Maria Silva.

As entrevistas gravadas, na íntegra, estão disponíveis no acervo do Museu da Imagem e do Som de Campinas. Os depoimentos foram gentilmente prestados por: Leonardo Ferreira da Silva, Maria Helena da Silva, Renan Caio Cegatto, Terezinha Aparecida Delgado, Vicente Pisani Neto, Wandercy Aparecida Diniz Loro e Yara de Oliveira Corrêa.

Em setembro, na Primavera dos Museus, o filme será oficialmente lançado no Museu da Imagem e do Som de Campinas, no dia 30, às 19h, seguido de debate. Logo em seguida, será disponibilizado no Youtube, sob Creative Commons.
 

Um comentário:

  1. Oi Leikinho....

    Que pena, gostaria muito de ter assistido, pois como ja falei várias vezes,vim com a minha família com apenas 7 anos, sendo assim, sou parte viva de todas essa história que deve ser fascinante. Olha... já fica marcado para o dia 30 eu e vc lá para prestigiar. Beijinhos e bom papo pro ar.

    ResponderExcluir