A Primavera dos Museus é um evento realizado anualmente pelo Ministério da Cultura para aproximar os museus de sua comunidade. Ao longo de sua história, o MIS tem desenvolvido programas e projetos de ação educativa que convergem para essa interação. Para nós, o museu não é apenas um espaço de reconstituição e representação da memória da participação social, em símbolos, imagens e sons, mas é o próprio campo efetivo de construção social – um espaço plural, vivo, múltiplo e atual.
A programação da Primavera de 2010 expressa essa visão de museu e propõe refletirmos sobre a participação social e suas transformações na construção do Brasil democrático. Venha ocupar e configurar este espaço que é seu, usufruindo de nossa programação e contribuindo para os debates.
Entrada gratuita.
Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas, SP
Fone (19) 3733 8800
mis@campinas.sp.gov.br
Dia Horário Atividade Descrição
16, quinta-feira 17h30 Paradinha Musical: CPC e Sérgio Ricardo Audição de discos de vinil, recheadas de informações e conversas.
21 a 25 (terça-feira a sábado) 19h30 Semana do Diretor Renato Tapajós Exibição e debate de filmes do diretor Renato Tapajós, com debatedores convidados.
24, sexta-feira 19h30 Fotografia e comunidade Abertura da exposição fotográfica das aprendizes do Grupo Primavera. Até 8 de outubro.
28, terça-feira 19h Jardim Nova Mercedes: reconstruindo a memória coletiva* Relato do projeto da EMEI Carlos Drummond de Andrade, de reconstrução da memória oral do Jardim Nova Mercedes, em parceria com a comunidade, que resultou na produção de livros, fotografias e vídeos e que enfrenta agora um novo desafio: a organização de um memorial e a mobilização para a recuperação ambiental das áreas de nascentes do bairro.
29, quarta-feira 19h Movimentos sociais em Campinas* Palestra e debate com a Profa. Dra. Doraci Alves Lopes, da PUC-Campinas, sobre as transformações na configuração dos movimentos sociais em Campinas.
30, quinta-feira 17h30 Paradinha Musical: Geraldo Vandré e Carlos Lira Audição de discos de vinil, recheadas de informações e conversas.
30, quinta-feira 19h Um passo de cada vez: o despertar da cidadania* Lançamento, com exibição e debate do documentário de média duração dirigido por Gislaine Raposo e Juliana Siqueira. O vídeo conta a história da mobilização dos moradores da Vila Costa e Silva, em Campinas, pela construção do Centro de Saúde e pela consolidação do conselho local de saúde.
* Nas atividades assinaladas, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, os participantes receberão certificado.
Pré-estreia do documentário "Um passo de cada vez: o despertar da cidadania" movimenta a Vila Costa e Silva
A comunidade da Vila Costa e Silva parou na noite de quinta-feira, 2 de setembro, para assistir à própria história, na telona. O pré-lançamento do documentário "Um passo de cada vez: o despertar da cidadania" foi prestigado por dezenas de pessoas que lotaram o hall do Centro de Saúde Costa e Silva, especialmente preparado com telão e projetor de imagens.
O documentário, dirigido e roteirizado por Gislaine Raposo e Juliana Siqueira, conta um pouco da história da Vila Costa e Silva, um dos primeiros conjuntos de casas populares construídos em Campinas, na década de 1970. A conquista de melhores condições de vida, com escolas, transporte e saneamento básico foi fruto da mobilização de seus moradores, desde a formação do bairro. No filme, lideranças locais relembram algumas de suas lutas na área da saúde, como o combate à epidemia de esquistossomose e a construção de um centro de saúde, que chegou a ser o maior da cidade
Este documentário foi resultado do trabalho de conclusão de curso de graduação em Enfermagem apresentado por Gislaine Raposo à Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, intitulado “Participação Social no Sistema Único de Saúde: memórias de lideranças locais no município de Campinas - SP”, sob orientação da Profa. Dra. Eliete Maria Silva.
As entrevistas gravadas, na íntegra, estão disponíveis no acervo do Museu da Imagem e do Som de Campinas. Os depoimentos foram gentilmente prestados por: Leonardo Ferreira da Silva, Maria Helena da Silva, Renan Caio Cegatto, Terezinha Aparecida Delgado, Vicente Pisani Neto, Wandercy Aparecida Diniz Loro e Yara de Oliveira Corrêa.
Em setembro, na Primavera dos Museus, o filme será oficialmente lançado no Museu da Imagem e do Som de Campinas, no dia 30, às 19h, seguido de debate. Logo em seguida, será disponibilizado no Youtube, sob Creative Commons.
Oi Leikinho....
ResponderExcluirQue pena, gostaria muito de ter assistido, pois como ja falei várias vezes,vim com a minha família com apenas 7 anos, sendo assim, sou parte viva de todas essa história que deve ser fascinante. Olha... já fica marcado para o dia 30 eu e vc lá para prestigiar. Beijinhos e bom papo pro ar.