Resultado de imagem para SEJA BEM VINDO





sábado, 28 de agosto de 2010

Brinquedos adequados para cada idade

Sempre tenha o cuidado em observar se o brinquedo tem o selo do INMETRO e se é apropriado para a idade. Nunca adquiria brinquedos que tenham partes destacáveis (como olhos de bichinhos de pelúcia) ou ainda com parte pontiagudas e pequenas (uma dica é: sempre compre brinquedos que tenham peças maiores do que o pulso da criança). Cordinhas para puxar brinquedos também não são recomendadas.

Veja as etapas pelas quais os bebês passam e o brinquedo ideal para cada faixa etária:


Do nascimento até 1 mês e ½

O bebê ainda não consegue segurar objetos intencionalmente. Só por reflexos. Nesta fase é importante estimular os sentidos cantando, abraçando e acariciando o bebê. Exagere nas fisionomias bem próximo ao rosto da criança. Demonstre alegria e satisfação.

De 2 a 4 meses

Nesta fase o bebê passa deste estado de quase inércia para as primeiras reações intencionais. Ele diverte-se quando é levado ao alto e gosta, ainda, de fixar o olhar em objetos atraentes e coloridos.

Sugestões de brinquedos:
• Brinquedos com texturas e formatos de fácil manipulação
• Móbiles
• Brinquedos que emitam sons (com guizos em seu interior, por exemplo)

De 5 a 7 meses

A criança já consegue ficar mais tempo fixando um objeto. Volta-se para a direção de onde vem algum som. O bebê já emite alguns ruídos com o intuito de chamar atenção. Aos 7 meses já atende se for chamado pelo nome.

Sugestões de brinquedos:

• Tapetes de atividades com sons e espelho, pois aqui o bebê já é capaz de se reconhecer
• Brinquedos que emitam sons

De 8 a 10 meses
A criança já pode interagir com jogos simples e buscar por algum objeto de desejo. Gosta de bichinhos de pelúcia e bonecos. Livros plásticos para o banho também são uma ótima pedida. Tudo muito colorido.
Sugestões de brinquedos:
• Livrinhos de banho
• Jogos de interação do tipo que se aperta algum botão e há emissão de som
• Bichos de pelúcia e bonecos

De 11 meses a 1 ano
A linguagem está em pleno desenvolvimento. Já consegue concentrar-se por um pequeno período de tempo ouvindo uma história. Repete tudo o que escuta. Gosta de reproduzir as palavras que aprendeu com o telefone ao ouvido. Quando consegue equilibrar-se bem a bola também é um elemento inseparável.

Sugestões de brinquedos:

• Livros com grandes figuras e pouco texto que retratem objetos de seu dia-a-dia: mamãe, papai, carro, mamadeira, etc.
• Livros com fotos ou desenhos de bichinhos
• Telefones
• Bolas

De 1 ano a 1 ano e ½
Imita sons e reconhece objetos. Adora brincar de espalhar e guardar tudo. Claro que a seu modo.

Sugestões de brinquedos:
• Caixote com objetos de formas geométricas. Cubos, círculos e triângulos de plástico ou feltro
• Potes e tampas
• Panelinhas

De 1 ano e ½ a 2 anos
A criança já reconhece algumas cores e formas. Sabe procurar e encontrar objetos que guardou. Gosta de brinquedos que possa empurrar, puxar, encaixar e explorar com os dedos. Adora tentar descobrir como as coisas funcionam.

Sugestões de brinquedos:
• Brinquedos de montar
• Bichinhos de plástico
• Cubos com formas vazadas para encaixar peças similares
• Carrinhos e caminhões
• Chaves

De 2 anos a 2 anos ½
Após os 2 anos a criança começa a descobrir o prazer em brincar com o outro. O egocentrismo começa a sair de cena e então começa o processo de socialização. Até os 2 anos e ½ a criança assimila centenas de palavras em pouco tempo. Já é capaz de construir frases simples completas. Reconhece cores e formas. Compreende perfeitamente o significado da palavra "NÃO". Classifica formas, cores e espessuras.

Sugestões de brinquedos:
• Blocos lógicos - encontrados em lojas de brinquedos educativos. Possui quadrados, círculos, triângulos e retângulos nas cores primárias, com diferentes tamanhos e espessuras
• Blocos de madeira com diferentes formas e tamanhos para fazer torres e pequenas construções.

3 anos
Nesta fase, papais e mamães precisam ter bastante disponibilidade para responder a todos os questionamentos da criança - Como? Quando? E a preferida: Por quê? - Apesar da linguagem ainda estar em desenvolvimento, seu vocabulário já é bastante extenso. Consegue comunicar-se com perfeição. Sua coordenação fina está mais segura. É nesta fase que a lateralidade (destra ou canhota) normalmente se define.

Sugestões de brinquedos:
• Cubos de tecido, onde cada lado existe um treino motor como zíperes, botões e ganchos para abrir e fechar.
• Cubos com tamanhos decrescentes e que encaixam-se um dentro do outro, para serem empilhados.

4 anos
Agora a criança apresenta maior coordenação global e conseqüentemente coordenação fina. Começa a se interessar por brincadeiras coletivas e demonstra maior equilíbrio.

Sugestões de brinquedos:
• Jogos em equipe com uso de bola e bastões
• Bicicleta
• Trabalhos manuais, com tesoura de ponta redonda e sob superevisão de adultos

5 anos
Destreza e motricidade já bem definidas. Descobre a satisfação em tentar resultados diferentes e conseguir realizar trabalhos esteticamente bonitos. A gama de opções cresce bastante. Torna-se mais sociável, descobrindo o prazer de brincar em grupo.

Sugestões de brinquedos:
• Modelagem em massinha, argila ou gesso
• Canetas e caderno de desenho
• Quebra-cabeças
• Pular corda
• Jogos coletivos com regras e objetivos mais elaborados

6 anos
A criança já é capaz de realizar diversas tarefas sozinha: troca-se, escova os dentes, dá laço em tênis. Bastante independente, já conhece a função de cada objeto. Surge um interesse maior por jogos eletrônicos e computador. Há bastante polêmica neste sentido, mas é preciso saber dosar, pois são tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano moderno e também muito ricas para desenvolvimento de raciocínio e estratégia. É preciso no entanto impor limite no uso deles e também serem criteriosos em sua escolha, provendo aspectos educativos.

Sugestões de brinquedos:
• Jogos eletrônicos
• Jogos em computador
• Bonecos e bonecas
• Palavras cruzadas
• Jogos com figuras e letras que representem a letra inicial do objeto

7 a 9 anos
Raciocínio lógico pode ser usado quase em sua totalidade, permitindo o trabalho com jogos de estratégias simples.

Sugestões de brinquedos:
• Jogo da velha
• Jogo de damas
• Trilha

10 a 12 anos
Pensamento lógico desenvolvido em sua plenitude, pode-se usar jogos mais complexos e estratégias que necessitem de abstração.

Sugestões de brinquedos:
• Batalha naval
• Jogos de tabuleiro que forcem cálculos, previsões, custos e lucros
• Jogos de conhecimento geral com perguntas e respostas das mais diversas áres de conhecimento.

Texto extraído do site http://www.multiplos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário