Resultado de imagem para SEJA BEM VINDO





sexta-feira, 20 de agosto de 2010

OMO lança premiação nacional para escolas que incentivam o brincar.

17/08/2010 - 11h37min

OMO lança nacionalmente a 3ª edição de seu programa de reconhecimento de escolas públicas e privadas que incentivam e estimulam o brincar e a aprendizagem pela experiência. Neste ano, a premiação Pelo Direito de Ser Criança será nacional e inclui critérios ligados a atividades que inserem no dia a dia das crianças vivências de sustentabilidade e contato com a natureza.
 
Com a expansão do programa para todo o território nacional e a expectativa de aumentar em 260% o número de inscrições em relação a 2009 - ano no qual o projeto foi destinado às instituições de São Paulo e contou com cerca de 1.750 inscrições -  algumas novidade s foram incorporadas.

Primeiro, a criação de categorias específicas para as escolas de educação infantil e/ou ensino fundamental de nível I, respectivamente, Selo Aqui se Brinca e Selo Aqui Se Aprende pela Experiência.

Segundo, a mudança nos pilares avaliados pelo Programa, com a incorporação do tema sociedade no pilar “direito de experimentar o cuidado com o planeta” e a inclusão do novo pilar “direito de vivenciar a cultura local”. Tais mudanças visaram valorizar iniciativas adotadas pelas escolas quanto às práticas sustentáveis e socialmente responsáveis, bem como a cultura local de seus alunos e da região onde estão inseridos. Dessa maneira, o critério de avaliação passará, em 2010, por cinco pilares conceituais:

·Direito de aprender através de brinquedos não estruturados - valoriza o tempo e o espaço do brincar na escola, a criança como sujeito desse b rincar e a utilização de materiais de baixo custo, simples e essenciais.

·Direito de viver o mundo através da experiência - valoriza a experiência individual e subjetiva, bem como a criança como sujeito de seu aprendizado.


·Direito de estar em contato com a natureza - valoriza o contato dos alunos com a natureza e seus elementos.


·Direito de experimentar o cuidado com o planeta e com a sociedade - valoriza a escola que adote práticas sustentáveis e socialmente responsáveis gerando posturas reflexivas entre os alunos.


·Direito de vivenciar a cultura local - valoriza a escola que reconheça a cultura local de seus alunos e da região onde está inserida, destacando seus aspectos comunitários, festivos e de participação comunitária e familiar dentro da realidade e espaços escolares.


Para tornar a avaliação nacional mais criteriosa, os pilares serão avaliados por uma comissão de especialistas composta por representantes de todo o país.

“O programa considera o brincar e o aprendizado pela experiência como a linguagem m&aacut e;xima da criança e valoriza o lúdico em todas as suas formas de expressão, seja nas brincadeiras – brinquedos e jogos, na música, nas artes plásticas, no teatro, na dança, no contato com a natureza e em outras manifestações culturais, reconhecendo a criança como sujeito de seu aprendizado”, explica Regina Camargo, gerente de marketing de OMO. “Nosso objetivo é promover o debate e dar visibilidade às escolas que fazem um excelente trabalho nessa área. As boas experiências inspiram e promovem mudanças.”, esclarece Regina.

Para Claudia Siqueira, educadora do Instituto Sidarta, instituição educacional modelo, parceiro de OMO neste projeto, “uma escola que brinca desenvolve soluções criativas e eficazes para transpor obstáculos de: espaços físicos, falta de verba para obtenção de materiais, sobrecarga de projetos e conteúdos pedagógicos e pouco tempo para atividades livres e espontâneas das crianças”.

COMO PARTICIPAR
O Programa Pelo Direito de Ser Criança é destinado aos profissionais de educação das escolas da rede pública e privada de todo o Brasil, que atuam com crianças de escolas de Educação Infantil e/ou do ciclo I do Ensino Fundamental nível I.

Para participar, as escolas podem se inscrever no site     www.pelodireitodesercrianca.com.br
de 13 de agosto a 01 de outubro. O edital e o regulamento da premiação estão disponíveis no endereço eletrônico. Não há cobrança de taxa de inscrição.

PREMIAÇÃO

As três escolas de cada categoria – Selo Aqui Se Brinca e Selo Aqui se Aprende pela Experiência –, que apresentarem as melhores práticas do brincar, re ceberão respectivamente o prêmio “Melhores Práticas do Brincar” e “Melhores Práticas do Aprendizado pela Experiência”. Já as quinze demais colocadas receberão o prêmio de “Boas Práticas do Brincar” e “Boas Práticas do Aprendizado pela Experiência”. No total,serão oferecidos 36 prêmios, 18 por categoria, elaborados especialmente para potencializar o brincar e o aprendizado pela experiênci a.

As três primeiras escolas de cada categoria com as melhores práticas serão contempladas com parques modulares, feitos com materiais sustentáveis e com a observação de todas as normas de segurança, que buscam potencializar a interação e autonomia das crianças. E cada uma delas poderá indicar uma segunda escola para receber um prêmio idêntico ao seu. Esta escolha deverá contemplar critérios de espaço, potencial, necessidade, número de atendimento, proporcionalidade e alinhamento com os pilares avaliad os no programa. Já as demais 15 escolas de cada categoria – da 4o. a 18o. colocação – serão premiadas com uma gangorra de mola, produzida com madeira certificada,

O anúncio das escolas premiadas será realizado durante um evento de premiação na cidade de São Paulo, como nos anos anteriores.

HISTÓRIA DO PROGRAMA

OMO estuda a importância do brincar para o desenvolvim ento infantil desde 2001. Em uma das pesquisas realizadas por OMO ao longo destes anos, “A descoberta do Brincar”, foi identificado que a escola é o primeiro lugar onde as crianças mais brincam socialmente. Tal descoberta deu origem ao Programa Pelo Direito de Ser Criança, implementado como projeto piloto no Estado de São Paulo em 2008 e 2009 com o nome Selo Aqui se Brinca, tendo o objetivo de ampliar a valorizar o espaço do brincar e do aprender pela experiência nas escolas.

Nesses dois anos, o programa gerou mais de 2.200 inscrições no Estado de São Paulo, sendo 477 escolas inscritas de 93 cidades do estado em 2008 e aproximadamente 1.750 escolas de 305 cidades do estado em 2009. Devido à grande repercussão entre os profissionais de educação, pais e professores, e ao sucesso da iniciativa, em 2010, o programa foi ampliado para todo o Brasil.

OMO E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

OMO é uma marca que tem como compromisso social a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Em iniciativas inéditas, tem realizado estudos e discussões sobre o aprendizado pelo brincar com o objetivo de estimular o aprendizado pela experi ência e sua relação com o desenvolvimento infantil e a educação de qualidade. Desde 2001, todas as ações da marca estão alinhadas com sua missão global que é “despertar o potencial humano  por meio  do desenvolvimento infantil”. 


Inscrições estão abertas pelo site www.pelodireitodesercrianca.com.br

Texto extraído do site  www.cabecadecuia.com/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário